Sem frio e chuva, neblina é cenário de inverno só para quem acorda cedo
Na Capital, fenômeno encobre edifícios nas primeiras horas do dia, mas calor deve ser de até 30ºC
Nas primeiras horas da manhã deste sábado (29), temperaturas em torno de 18°C e neblina em algumas regiões de Campo Grande intrigaram quem acompanha as previsões meteorológicas e sabe que o dia deve ter máxima de 30ºC sem chuva. Trata-se de um fenômeno em função da mudança de fase da água, do vapor para o estado líquido, gerando a névoa úmida, que chega a atrapalhar a visibilidade.
Só quem acordou cedo percebeu o acontecimento, porque aos poucos a neblina foi desaparecendo. Na Avenida Afonso Pena, onde moradores dos edifícios foram os primeiros a perceber e neblina, algumas fotos mostram o fenômeno.
No Bairro Jardim dos Estados, a temperatura chega a 20ºC e vai subindo gradativamente nesta manhã, com a umidade do ar em 78%, conforme o site de previsões da The Weather Company. A chance de chover fica entre 1% e 7% durante do dia e até o início da semana que vem.
Névoa úmida - O meteorologista Natálio Abrahão explica que pela manhã, antes do nascer do sol, o solo está mais frio do que o ar e com isso a umidade relativa do ar sobe muito e favorece a condensação do vapor de água, formando a névoa úmida.
“Após o nascer do sol, o solo vai se aquecendo aos poucos, favorecendo a redução da umidade do ar, que vai caindo e abaixo de 80% passa a formar a névoa seca, reduzindo a visibilidade. Algumas vezes isso é potencializado por queimadas aumentando a névoa e reduzindo mais a visibilidade”, detalha o meteorologista.
Popularmente, o fenômeno é conhecido como neblina, mas os meteorologistas usam os termos técnicos nevoeiro ou névoa. A névoa pode ser úmida ou seca.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.