ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem frio e chuva, neblina é cenário de inverno só para quem acorda cedo

Na Capital, fenômeno encobre edifícios nas primeiras horas do dia, mas calor deve ser de até 30ºC

Caroline Maldonado | 29/07/2023 09:13
Vista de edifício na Avenida Afonso Pena, no Bairro Jardim dos Estados, por volta das 7h deste sábado. (Foto: Maristela Brunetto)
Vista de edifício na Avenida Afonso Pena, no Bairro Jardim dos Estados, por volta das 7h deste sábado. (Foto: Maristela Brunetto)

Nas primeiras horas da manhã deste sábado (29), temperaturas em torno de 18°C e neblina em algumas regiões de Campo Grande intrigaram quem acompanha as previsões meteorológicas e sabe que o dia deve ter máxima de 30ºC sem chuva. Trata-se de um fenômeno em função da mudança de fase da água, do vapor para o estado líquido, gerando a névoa úmida, que chega a atrapalhar a visibilidade.

Só quem acordou cedo percebeu o acontecimento, porque aos poucos a neblina foi desaparecendo. Na Avenida Afonso Pena, onde moradores dos edifícios foram os primeiros a perceber e neblina, algumas fotos mostram o fenômeno.

No Bairro Jardim dos Estados, a temperatura chega a 20ºC e vai subindo gradativamente nesta manhã, com a umidade do ar em 78%, conforme o site de previsões da The Weather Company. A chance de chover fica entre 1% e 7% durante do dia e até o início da semana que vem.

Névoa úmida - O meteorologista Natálio Abrahão explica que pela manhã, antes do nascer do sol, o solo está mais frio do que o ar e com isso a umidade relativa do ar sobe muito e favorece a condensação do vapor de água, formando a névoa úmida.

Por volta das 7h, quem pedalava pela Avenida Afonso Pena percebeu névoa úmida encobrindo o céu (Foto: Samuel Echeverria)
Por volta das 7h, quem pedalava pela Avenida Afonso Pena percebeu névoa úmida encobrindo o céu (Foto: Samuel Echeverria)

“Após o nascer do sol, o solo vai se aquecendo aos poucos, favorecendo a redução da umidade do ar, que vai caindo e abaixo de 80% passa a formar a névoa seca, reduzindo a visibilidade. Algumas vezes isso é potencializado por queimadas aumentando a névoa e reduzindo mais a visibilidade”, detalha o meteorologista.

Popularmente, o fenômeno é conhecido como neblina, mas os meteorologistas usam os termos técnicos nevoeiro ou névoa. A névoa pode ser úmida ou seca.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias