ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 30º

Capital

"Sem risco de queda", diz prefeitura sobre ponte no Rio Anhanduí

Localizada no km 172 da BR-267, ponte é uma das 84 que terá sua estrutura de madeira substituída por concreto

Por Mylena Fraiha | 23/09/2024 19:03

Conhecida como “ponte do Zuzu”, a ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí, localizada no km 172 da BR-267 e que divide os municípios de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul, teve sua segurança questionada nas redes sociais devido à presença de cabos de aço na construção. No entanto, a prefeitura informa que não há risco de queda e que a previsão é de que a ponte seja substituída por uma estrutura de concreto.

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) esclarece que a ponte, com 60 metros de altura, passou por intervenções preventivas há mais de 20 anos, quando os cabos de aço foram instalados para evitar problemas estruturais e riscos de desabamento, especialmente durante chuvas intensas.

Historicamente, a ponte enfrentava problemas relacionados à enxurrada, que frequentemente arrastava galhos e detritos para o leito do Rio Anhanduí, comprometendo a segurança da estrutura. “Na época em que o procedimento foi adotado, a enxurrada levava frequentemente resíduos que ficavam presos nas estruturas das pontes, colocando em risco a sua segurança”, explicou a assessoria da pasta.

Para garantir a estabilidade da ponte, também foram realizadas manutenções semestrais em parceria com as prefeituras de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul, além da usina de cana que utiliza essa via para transporte. “Nunca houve problemas nessa ponte. A colocação de cabos de aço foi uma medida preventiva para evitar a queda”, afirma a Sisep.

A ponte do Zuzu é uma das 84 pontes de madeira na zona rural que serão reformadas. A prefeitura pretende substituir todas as pontes de madeira por estruturas de concreto. Seis pontes de concreto já foram construídas e, em até 15 dias, a sétima será finalizada. Essa iniciativa faz parte de um programa que visa garantir mais segurança e durabilidade às estruturas.

Em maio de 2024, foi celebrado o contrato nº 181 entre o município de Campo Grande e a empresa Andrade Construções Ltda. para a prestação de serviços continuados de manutenção das pontes de madeira na cidade. O valor total do contrato é de R$ 3.547.489,82, com vigência de 12 meses a partir da assinatura. A empresa será responsável pela mão de obra e pela matéria-prima utilizada nas reformas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias