Sem segurança, Unei Dom Bosco acumula fugas de adolescentes
Com seis internos foragidos, a Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco não possui câmeras e sofre com a falta de segurança. Em março deste ano, treze internos, de acordo com informações, renderam os policiais e fugiram da unidade educacional.
Neste sábado (7), por volta das 23h40, os adolescentes arrebentaram os cadeados das celas e quebraram as telas de proteção. Conforme o superintendente da Unei Dom Bosco, Rubens Grandini, os internos ainda não foram recapturados pelos policias.
Desde a última fuga, houve um aumento de 12 agentes no efetivo da Unei, mas, de acordo com o superintendente, a unidade educacional não possui a mesma segurança de uma prisão. “A estrutura física é mais frágil. As portas, por exemplo, são iguais a de uma casa”, explicou.
As câmeras, relatou Grandini, já foram compradas, mas ainda não foram instaladas na Unei.
“Mais ainda acho que não temos muitas fugas. Em São Paulo, por exemplo, o volume de fugas é muito maior. Houve uma fuga em massa, onde 30 internos fugiram”, comparou o superintendente.
Ele disse que 40% são maiores de idade. “As pessoas pensam que os adolescentes são franzinos, mas muitos são fisicamente fortes e sadias”, afirmou Grandini, sobre as frequentes fugas na unidade educacional.
Atualmente, há 68 internos na unidade penal, que tem capacidade para 80 adolescentes.