Semed, Assembleia e TRE lançam 6ª edição do Parlamento Jovem do MS
Foi lançada nesta segunda-feira (7) a sexta edição do Parlamento Jovem Sul-mato-grossense, programa realizado em parceria entre Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Campo Grande, Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
O evento que deu início a mais uma edição do programa aconteceu no Centro de Formação da Semed. O Parlamento Jovem é formado por deputados mirins, eleitos por estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e 1º e 2º ano do Ensino Médio.
É permitida a participação de alunos tanto da rede pública como privada, sendo que as reuniões do parlamento serão feitas no plenário Júlio Maia, da Assembleia Legislativa. Toda a atividade é feita sob orientação da Escola do Legislativo.
A intenção do programa é promover a consciência política e a liderança nos estudantes. Cada uma das 12 unidades escolares participantes irá organizar sua comissão, composta pelo diretor ou representante. Serão dois estudantes por turno das etapas de ensino envolvidas e um professor do Ensino Fundamental.
"O jovem não é o futuro de uma nação. Não deveria ser encarado dessa forma, mas sim como o presente. Quando se investe hoje, aí sim podemos dizer que o jovem poderá ser o futuro da nação", afirma o chefe de Governo municipal, Antônio Lacerda, que representou o prefeito Marquinho Trad (PSD).
Na opinião da secretária-adjunta municipal de Educação, Elza Fernandes, o projeto fará a diferença na vida dos alunos participantes. "Desde o pleito eleitoral, até a posse, temos a certeza que os alunos irão se sentir importantes, como se realmente eles estivessem fazendo parte da Assembleia Legislativa. É algo que marcará a vida deles", declara.
Campanha Eleitoral - Os candidatos das escolas já cumpriram o prazo de inscrição, que foi até o dia 21 de julho. Até esta terça-feira (8), as escolas participantes estão entregando as fichas digitalizadas dos candidatos.
A campanha eleitoral nas escolas acontecerá de 18 de setembro a 17 de outubro e uma comissão organizadora verificará dados da urna no dia 29 daquele mês. As urnas serão preparadas pelo TRE entre os dias 2 a 6 de outubro, podendo ser retiradas do Tribunal Eleitoral apenas nos dias 16 e 17 de outubro. As eleições ocorrerão no dia 18 de outubro.
Após a conclusão do pleito, o TRE encaminhará no dia 13 de dezembro o resultado final das eleições. A recepção e capacitação dos eleitos será na Assembleia Legislativa entre os dias 16 a 20 de dezembro. A posse acontece dia 22 de fevereiro. O mandato terá a duração de dois anos, indo até 2019.