ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Suicídio na mídia será tema de workshop para jornalistas e acadêmicos

Objetivo é debater formas adequadas de se noticiar casos em que pessoas tiram a própria vida.

Anahi Gurgel | 07/06/2017 16:33
Especialista no assunto, Capelão Edilson Reis durante palestra em Campo Grande. Ele vai ministrar workshop sobre  suicídio na mídia. (Foto: Arquivo pessoal)
Especialista no assunto, Capelão Edilson Reis durante palestra em Campo Grande. Ele vai ministrar workshop sobre suicídio na mídia. (Foto: Arquivo pessoal)

O suicídio como pauta na mídia e os dilemas de suas abordagens serão tema de um workshop que o Sindijor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul) irá realizar nesta quinta-feira (08) em parceria com o Humap (Hospital Universário Maria Aparecida Pedrossian).

Voltado a profissionais e acadêmicos de jornalismo, o evento “Suicídio na Pauta Jornalistica” terá como palestrante Edilson dos Reis, coordenador do Curso em Prevenção ao Suicídio, oferecido pelo hospital. O workshop vai acontecer às 19h, no Anfiteatro I do Complexo Multiuso da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Entre os temas a serem debatidos está a correta forma de se noticiar casos de pessoas que tiraram a própria vida, com respeito às vítimas e familiares. O evento foi motivado pelo aumento dos casos de suicídio e a divulgação indiscriminada de informações, principalmente via internet.

“O assunto exige cada vez mais do jornalista conhecimento para lidar com o tema e exercer com competência a função social, seja de esclarecimento da comunidade, seja de contribuir para o debate sobre a prevenção de doenças que predispõe ao suicídio”, informou o sindicato, por meio de seu site. 

Durante o workshop, tambem será apresentado o trabalho dos jornalistas Patrick Alif Batista e Victor Hugo S.Perei, autores do livro “Espelhos quebrados: dor, sofrimento, vida e morte na linguagem suicida”.

Nos siga no Google Notícias