Teste de covid na rede pública de saúde só com recomendação do médico
Em Campo Grande, população precisa recorrer às farmácias para obter um diagnóstico
Os testes rápidos para detectar ou não a presença do vírus da covid-19 estão sendo feitos, atualmente, somente através de recomendação médica nos postos de saúde de Campo Grande, para aqueles que estão na janela imunológica entre três a oito dias.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os testes existem em todas as unidades de saúde da Capital, porém, é preciso avaliação prévia dada pelo médico que atendeu o paciente. Somente o profissional pode solicitar o exame que será feito na rede pública.
A secretaria informou, ainda, que a realização do exame RT-PCR em pacientes que apresentem agravamento do quadro clínico segue acontecendo normalmente.
Rede privada – No Hospital da Unimed, a recomendação é a mesma. Conforme informado pela assessoria, os pacientes que procurarem o Pronto Atendimento com sintomas respiratórios precisam passar por atendimento médico e, se o profissional achar necessário, é feito o encaminhamento para realização do teste.
“Ressaltamos que seguimos todas as normas e determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, incluindo o que preconiza o rol de procedimentos obrigatórios das Operadoras de Planos de Saúde. Como forma de prevenção tanto à covid-19 como a outras doenças, orientamos que a população se mantenha sempre atenta ao calendário vacinal”, escreveu em nota.
Já no Hospital da Cassems, o atendimento é feito por livre demanda e não existe restrição. Qualquer pessoa consegue realizar o teste, mas é preciso ficar atento aos sintomas característicos e a janela de detecção que direciona qual exame é o melhor recomendado.
"Temos disponíveis três tipos de testes: o teste de antígeno é feito nos primeiros dias de sintomas, do 2º até o 6º dia com resultado em poucas horas. O teste de RT-PCR tem uma janela de detecção por um período um pouco maior e o resultado deste ensaio demora de 24 a 48 horas. Já para pacientes com mais de 12/14 dias de sintomas o teste recomendado é o sorológico", disse em nota.
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) foi procurada, mas não respondeu até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.
Difícil encontrar – A falta dos testes também ocorre nas farmácias da cidade. A reportagem ligou em várias unidades, mas foi informada que os autotestes estavam em falta e sem previsão de estarem disponíveis. Nos locais em que há a disponibilidade, os valores variam entre R$ 40 e R$ 50.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.