TJ solta ex-policial condenado pela morte de técnico de enfermagem
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) concedeu habeas corpus nesta terça-feira e determinou a soltura do ex-policial militar Bonifácio dos Santos Júnior, 36 anos, condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato do técnico de enfermagem Ike César Gonçalves, 29. O crime ocorreu na madrugada de 28 de outubro de 2012 em frente a uma casa de shows na Rua Brilhante, na Vila Bandeirantes.
O desembargador Francisco Gerardo de Sousa, da 3ª Câmara Criminal, concedeu a liminar para revogar a prisão preventiva, que foi decretada na sexta-feira pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Thiago Nagasawa Tanaka.
O júri considerou Bonifácio culpado pelo assassinato de Ike. Ele alegou que não tinha a intenção de matar e efetuou os disparos para o alto durante uma briga para defender um amigo. A Polícia Militar o expulsou da corporação em 2013.
O juiz decretou a prisão preventiva sob a alegação de que a medida acaba com a impunidade e devido a periculosidade do réu.
Segundo o advogado Jakson Gomes Yamashita, a defesa alegou que Bonifácio respondeu ao processo em liberdade e compareceu a todas as convocações da Justiça. Também rebateu a tese de que houve comoção pelo crime.
O desembargador concedeu a liberdade e Bonifácio deve deixar o Centro de Triagem ainda nesta terça-feira, quatro dias após a condenação.