ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 25º

Capital

UFMS muda seleção de alunos e terá duas "portas de entrada" em 2018

Além do Enem, os estudantes poderão fazer vestibular e também o PAS (Processo Seletivo de Avaliação Seriada)

Geisy Garnes | 25/10/2017 16:45
A UFMS possui 113 cursos de graduação e cerca de 20 mil alunos (Foto: Marina Pacheco/ Arquivo)
A UFMS possui 113 cursos de graduação e cerca de 20 mil alunos (Foto: Marina Pacheco/ Arquivo)

A partir de 2018 a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) voltará a oferecer provas de vestibular para o ingresso de futuros estudantes. A notícia foi divulgada pelo próprio reitor, Marcelo Augusto Santos Turine, durante o aulão para o Enem promovido pela faculdade nesta quarta-feira (25).

De acordo com a assessoria da universidade, a decisão aconteceu no dia 19 de outubro, na última reunião do COUN (Conselho Universitário). Na data, ficou aprovado a implantação de novos processos seletivos para complementar o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), entre eles o vestibular e o PAS (Processo Seletivo de Avaliação Seriada).

Em nota, a UFMS afirmou que porcentagens de vagas para cada processo seletivo ainda será decidida, mas a intenção e para que as mudanças comecem em janeiro de 2018. Para o pró-reitor de Graduação, professor Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, o vestibular vai contemplar melhor os alunos do Mato Grosso do Sul, aumentando as chances de permanência na instituição.

Ainda conforme o pró-reitor, apesar da importância para a democratização do acesso às universidades, com o Sisu, grande parte dos aprovados no processo seletivo são de fora do Estado e acabam deixando o curso antes da conclusão. “Já o vestibular contempla alunos que tem maior certeza que quer o curso escolhido”, destacou.

No próximo ano, a universidade também contará com o PAS, um processo seletivo onde o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio.

Segundo a UFMS, apesar da mudança as notas do Enem, continuaram sendo usadas tanto nas redações, como nas demais provas. Ao todo, a Federal possui 113 cursos de graduação, distribuídos em dez câmpus e conta com cerca de 20 mil alunos.

Nos siga no Google Notícias