ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Unidade de Saúde 26 de Agosto suspende parcialmente o atendimento

Profissionais da enfermagem cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (27)

Jéssica Benitez e Bruna Marques | 27/02/2023 10:22
UBS do Bairro São Francisco encerou atendimento às 10h (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)
UBS do Bairro São Francisco encerou atendimento às 10h (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)

A UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, localizada no Bairro São Francisco, paralisou parcialmente atendimento no fim da manhã desta segunda-feira (27) em razão da greve dos profissionais da enfermagem que atuam na rede municipal de saúde. Quem procurou a unidade logo cedo, no entanto, conseguiu ser atendido.

A dona de casa Marilene dos Santos, de 74 anos, esteve no lugar para tomar vacina bivalente contra covid-19. À reportagem, ela contou que não enfrentou qualquer problema e mesmo com 22 pessoas à frente, foi atendida rapidamente. “Pelo que vi tinha duas salas de atendimento, estavam vacinando crianças também, não havia nenhuma reclamação”, contou.

A idosa não sabia que a greve da classe começaria nesta manhã, mas, mesmo assim, apoiou o movimento. “Se estão lutando pelos próprios direitos e só assim conseguirão reivindicar, então eu apoio. E mesmo que perdesse a viagem (ida à UBS), não seria contrária”, disse.

Mãe de cinco, Adrielly conseguiu atendimento antes de unidade fechar as portas (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)
Mãe de cinco, Adrielly conseguiu atendimento antes de unidade fechar as portas (Foto Marcos Maluf/Campo Grande News)

A também dona de casa Adrielly Riveira, 26 anos, levou três dos cinco filhos para tomar vacina e não enfrentou dificuldade. “Consegui ser atendida normalmente, só me avisaram que às 10h parariam”, contou. De fato pouco antes das 10h a unidade paralisou atendimento e o motivo foi estampado nos portões.

Cartazes informando a população sobre a greve foram colados do lado de fora e, junto deles, os telefones dos gabinetes da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), do secretário de Saúde, Sandro Benites, dos 29 vereadores da Capital, além dos contatos dos veículos de comunicação.

O intuito é pedir que a sociedade civil ajude a pressionar o Executivo a pagar aos profissionais adicional por insalubridade, além de cumprir plano de cargos e carreiras. O movimento grevista teve início na manhã desta segunda-feira, após negociação com a prefeitura ser infrutífera.

Quem chegar por agora à UBS conseguirá adentrar a unidade, porém somente para ser informado sobre o que está acontecendo. Consultas que já estão agendadas serão cumpridas, assim como agendamentos efetuados.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) serviços como consultas médicas e odontológicas, bem como funcionamento da farmácia, seguem dentro da normalidade.

Nos siga no Google Notícias