UPA Vila Almeida retoma atendimento após reforma
O atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida foi retomado, nesta quarta-feira (8), após fechamento de 11 dias para reparos no telhado, forro, calhas, instalações elétricas e pintura na área interna.
De acordo com a gerente da unidade, Dirce Dominoni, o movimento ainda é pequeno ante demanda média de 600 pacientes atendidos por dia, entre emergências e ambulatório. Sobre as mudanças, ela pontua que vieram para garantir mais conforto a quem recorre ao serviço de saúde e a seus profissionais.
As intervenções, realizadas pela Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), contemplaram troca de mobiliário, pintura de corredores, consultórios, salas de sutura, curativo e farmácia, além de instalação de ar condicionado em áreas onde o calor era aplacado por ventiladores. O processo, no entanto, não foi finalizado pois ainda se prevê obras de pintura e adequações da área externa da unidade.
Conforme o adjunto da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Gilmar Trevisan, a continuidade das obras “ não interfere no atendimento”, uma vez que já foram concluídas em locais de grande circulação de pessoas.
Problemas no teto – A reforma da UPA Vila Almeida ocorreu após queda do forro por acúmulo de fezes de pombas, em 24 de dezembro. Reparos emergenciais não solucionaram o problema e a prefeitura decidiu então promover uma reforma completa.
Com o fechamento da unidade, por 11 dias, profissionais foram remanejados e houve sobrecarga de pacientes em outras unidades de saúde. Somente atendimentos de emergência foram mantidos, conforme a Sesau, durante o período.
O prefeito Gilmar Olarte (PP) e a primeira dama Andreia Olarte realizaram, ontem (7), vistoria na unidade antes de sua reabertura. Eles foram acompanhados do titular da Seintrha, Valtemir de Brito.