Vacinação contra gripe começa hoje em 10 tendas e 50 farmácias
Primeira fase é voltada aos idosos e profissionais de saúde e imuniza apenas contra os dois tipos de Influenza
Começa nesta terça-feira (24), a partir das 7h, a campanha de vacinação da gripe para os idosos e profissionais de saúde, público alvo da primeira fase da campanha. Em Campo Grande, as doses estão disponíveis em tendas montadas no espaço de 10 unidades de saúde e 50 farmácias. A vacina imuniza o público vulnerável contra os dois tipos de Influeza: A e B.
Confira os locais e horários:
Vacina protege apenas contra gripe - Ainda que os sintomas possam ser similares, a vacina contra a gripe não é imunização contra o novo coronavírus, conforme destaca o Ministério da Saúde. Ainda não há vacina disponível para o novo coronavírus (chamados de Sars-Cov-2) e é necessário buscar atendimento em unidade básica de saúde se os sintomas da doença causa por ele, a Covid-19, surgirem. Eles podem ser: febre, tosse e dificuldade respiratória.
Lembre-se que nas unidades de saúde, o período de vacinação vai até às 17h, mas nas farmácias parceira, 1h a mais: até às 18h. A principal orientação é manter distância de ao menos um metro de quem está à frente. A campanha ocorre em todo o Brasil e para os idosos e profissionais de saúde, a vacinação vai até o dia 15 de abril.
Na Capital, Guardas Municipais irão fazer a segurança dos idosos que forem até as farmácias. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), haverá dois agentes em cada um dos 50 estabelecimentos cadastrados para aplicarem o medicamento.
Ainda dá tempo de cadastrar mais farmácias. As interessadas, conforme divulgou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), devem entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp – (67)98423-0464.
Desenvolvimento da campanha - A segunda fase começa no dia 16 de abril e vai até o dia 8 de maio com o seguinte público alvo: professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, profissionais da força de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Em Mato Grosso do Sul - A terceira fase começa no 9 de maio e vai até o dia 22: serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 à 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A meta é a mesma do último ano: 90% do público total, 902 mil pessoas. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), serão distribuídos 14 lotes a Mato Grosso do Sul, um total de 1 milhão de doses.
A Influenza - A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocads pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. As mais comuns são dois vírus da gripe A: H1N1 e H3N3. Os sintomas podem ser parecidos com o de outras gripes: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça.
Nos adultos o quadro clínico pode variar de intensidade e nas crianças a temperatura pode atingir níveis mais altos, quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais, que também são comuns. Nos idosos quase sempre o sintoma é a febre, conforme o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde antecipou a campanha que tem objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza. Em 2019, Mato Grosso do Sul teve 328 casos de Influenza A (247 de H1N1, 26 de H3N2 e 55 de não especificado) e 7 casos de Influenza B.