Vereador espalha fake news de roubo que nunca foi registrado aqui
No caso narrado por ele, bandidos se aproveitam da pandemia do coronavírus (Covid-19) para entrar na casa das pessoas
Em um vídeo curto, de 38 segundos, o vereador André Salineiro alerta a população sobre uma nova modalidade de roubo, praticada por bandidos que se aproveitam da pandemia do coronavírus (Covid-19) para entrar na casa das pessoas. O caso, no entanto, nunca foi registrado em Campo Grande e é uma Fake News espalhada em pelo menos outros dois estados brasileiros, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
O “falso roubo” vem sendo divulgado de várias formas nas redes sociais. Além do vídeo feito pelo vereador, outra delas é através de um áudio.
Em pouco mais de um minuto, uma mulher conta que andava pela rua quando avistou a movimentação de policiais perto de um prédio. “Perguntei para um policial o que estava acontecendo, e ele falou que três pessoas apertaram um interfone e falaram que eram da vigilância sanitária, que tinham que fazer obrigatoriamente um exame para o coronavírus”, narra.
Ela continua afirmando que os três na verdade eram assaltantes, e conseguiram roubar todos no prédio. A mesma história é contata por Salineiro no vídeo. “Eles se aproveitam, se passam por falsos agentes e aí entram na casa das pessoas para assaltar. Já tivemos vários casos registrados em Campo Grande e é um perigo, não abra sua casa”.
No entanto, conforme apurado pelo Campo Grande News, nenhum boletim de ocorrência denunciado qualquer crime parecido foi registrado nas delegacias da Capital nos últimos dias. A reportagem também verificou que o endereço citado no áudio, como local em que o crime aconteceu, é de Belo Horizonte.
Conforme a imprensa de Minas Gerais o roubo também não foi registrado lá. Após a divulgação do mesmo áudio e de fotos dos possíveis suspeitos, a Polícia Militar de Belo Horizonte negou que o crime tenha acontecido na cidade. Caso parecido também foi divulgado no Rio de Janeiro.
A reportagem tentou contato com o vereador André Salineiro, mas não obteve sucesso.
Andpr