Voluntários de igreja distribuem 4 mil máscaras
Ação tem como objetivo levar item de proteção ao maior número de pessoas
Voluntários da igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estão nesta manhã de sábado (20) no Centro de Campo Grande distribuindo cerca de 4 mil máscaras para quem ainda não tem.
O ponto de referência, cruzamento da Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho, é estratégico diante da movimentação intensa de pessoas. Para atingir o maior número de pessoas, quase 50 voluntários se dividiram em duplas.
Nas ruas, poucas pessoas foram encontradas sem máscaras, principalmente depois do decreto da Prefeitura da Capital que determina a obrigatoriedade do uso do item de proteção.
Valéria Coelho, organizadora e integrante do grupo Mãos que Ajudam, conta que outras campanhas semelhantes foram realizadas. Já houve distribuição de máscaras em barreiras sanitárias, no Morada Verde e também na Cidade de Deus. Neste último foram entregues cerca de mil máscaras.
“Fazemos três ações voluntárias, no mínimo, por ano. Para este ano a programação era alguma ação voltada para o meio ambiente, mas com a pandemia mudamos e optamos pela distribuição de máscaras”, conta.
Ela conta que ações simulares ocorrem em Campo Grande e outros países onde há sede da igreja. A expectativa é de entregar pelo menos 15 mil itens de proteção durante a pandemia.
Entre aqueles que foram beneficiados com a ação voluntária está o mototaxista Rudnei Machado, de 38 anos. Ele contou que havia comprado uma no início da pandemia, mas enfrentou dificuldade para usar e decidiu então dar para outra pessoa.
“Estava sem [máscara], não estava acostumado a usar e quando coloco o capacete a máscara cai, incomoda. Agora vou ter que usar”, reconhece. Sobre a campanha voluntária, Rudnei agradece o presente. “Estão fazendo de coração e a gente aceita”.
Já o aposentado Mario Moraes, de 63 anos, conta que uso frequentemente, principalmente por andar de ônibus. “Incomoda um pouco, mas tem que acostumar”, conta.