Com voto dos professores, Célia fica em 1ª na eleição para reitor da UFMS
Com peso decisivo do voto dos professores, Célia Maria Silva Correa Oliveira foi a primeira colocada na consulta à comunidade para escolha do novo reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ela já ocupa o cargo.
Estavam aptos a votar 21.784 pessoas, porém apenas 6.662 compareceram as urnas. Conforme dados da apuração, Célia obteve 43,62% dos votos, enquanto que o segundo colocado, o professor Antônio Carlos do Nascimento Osório, teve 29,35%. Do total de votos, 67 foram brancos e 137 nulos.
No geral, Osório recebeu mais votos do que Célia, 3.806 contra 2.622. Foram 304 votos dos docentes, 739 dos técnicos e 2709 dos estudantes.
Enquanto que atual reitora teve 553 dos professores, 592 dos técnicos e 1477 dos alunos.
Mas como na instituição o voto do corpo docente vale 70%, os dos alunos e técnicos 15% cada, Célia saiu vitoriosa.
A votação foi feita nesta terça-feira (19) em todas as unidades da instituição em Mato Grosso do Sul. A novidade deste ano foi o voto dos alunos da EAD (Educação à Distância).
Com este resultado, Célia encabeçará a lista que será encaminhada ao MEC (Ministério da Educação) responsável por escolher o novo reitor da instituição. No próximo dia 27, o Colégio Eleitoral vai incluir um terceiro nome, sob a justificativa de que o ministério exige uma lista tríplice. O nome do reitor será definido pelo ministério. Para hoje, está previsto o início da greve dos professores.