Curso trata sobre coleta de sementes e mudas de espécies do Pantanal e Cerrado
Produtores rurais, estudantes e técnicos da área ambiental e da produtiva vão participar, de segunda (03) a sexta-feira (07) do curso “Técnicas de coleta e conservação de sementes, produção de mudas e restauração ecológica nos Biomas Pantanal e Cerrado” , na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O trabalho será das 7h30 às 16h30 e busca promover a preservação das riquezas naturais do Centro-Oeste. O curso é uma realização da UFMS e Embrapa Produtos de Mercado do Cerrado do Pantanal, com apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
O intuito é compartilhar com profissionais, técnicos e demais interessados, além de potenciais multiplicadores, sobre coleta de sementes e de produção de mudas de espécies nativas da região do Pantanal e Cerrado. Questões sobre leis e órgãos governamentais também serão abordados no encontro, com o intuito de incentivar a produção e comercialização de sementes e mudas de espécies nativas em conformidade com a legislação vigente. As informações foram divulgadas pela Agraer.
Dividido em cinco módulos, a capacitação visa atender uma demanda a respeito de técnicas de recuperação de vegetação nativa, informações de espécies vegetais e sua propagação, tendo por base a Lei 12.651 de 5 de maio de 2012, o “novo” Código Florestal.
Do primeiro ao quinto módulo serão abordados, respectivamente, os conteúdos: Coleta e manejo de sementes de espécies nativas (I); Produção de mudas de espécies nativas (II); O componente florestal no setor rural e plantios de produção (III); Legislação: “novo” Código Florestal, produção de sementes e mudas e Sistemas Agroflorestais (IV) e Práticas de campo para coleta de sementes e produção de mudas (V).