Curso para formação de professores indígenas abre 80 vagas em 30 municípios
Estão abertas 80 vagas para o curso de formação de professores indígenas em Mato Grosso do Sul. De acordo com o edital, publicado ontem (1) no Diário Oficial do Estado, a SED (Secretaria Estadual de Educação), por meio do CEFPI (Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas), oferece as vagas para 3° e 5° turma do Curso Normal Médio Formação de Professores Indígenas Povos do Pantanal e Guarani/ Kaiowá- Ára Verá, respectivamente.
Para as duas turmas as inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas comunidades locais. Para se candidatar é preciso ter concluído ou estar em processo de conclusão do ensino fundamental, ser indígena, morar em comunidades indígenas do território Etnoeducacional Cone Sul.
O candidato deve apresentar também por escrito a anuência de liderança reconhecida pela comunidade. Terão prioridade os candidatos que já estiverem exercendo a docência.
Para Ára Verá é preciso ser da etnia guarani ou kaiowá. Já para a turma Povos do Pantanal é necessário ser da etnia atikum, guató, kinikinau, kadiwéu, ofaié ou terena.
Os cursos serão de tempo integral. As vagas para a 5° turma estão disponíveis em 21 municípios: Dourados, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Tacuru, Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Antonio João, Bela Vista, Bataguassu, Caarapó, Coronel Sapucaia e Douradina.
Para a 3° turma, Povos do Pantanal, as vagas estão distribuídas em 10 municípios: Anastácio, Aquidauana, Brasilândia, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Rochedo.