ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  22    CAMPO GRANDE 29º

Empregos

"Enem dos Concursos" abre inscrições dia 19, com provas em 4 cidades de MS

São 6.640 vagas em 21 órgãos do Governo Federal, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil

Por Ângela Kempfer | 14/12/2023 15:43

Governo Federal abre no dia 19 de janeiro as inscrições para o chamado “Enem dos Concursos” e vai aplicar provas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Os detalhes do “Concurso Público Nacional Unificado” serão divulgados no próximo dia 10, em edital.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os interessados terão até 9 de fevereiro para se cadastrar e até 5 de maio para estudar, data prevista para aplicação das provas que serão elaboradas pela Cesgranrio.

Houve uma modificação no cronograma, depois de pedidos de concurseiros. “Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, explicou, em nota, a ministra Esther Dweck.

No total, serão oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos do Governo Federal, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil, dependendo da área. O modelo foi adotado para que o pague taxa única e concorra a qualquer das vagas dentro de uma mesma área de atuação.

O sistema unificado, válido para todo o Brasil, também deve reduzir para 3 meses o tempo até as nomeações, que atualmente demoram até 1 ano.

A princípio, a informação é de que a prova será aplicada em um único dia em duas etapas: a primeira de questões objetivas e a segunda de questões específicas e dissertativas de cada área de atuação.

Quando foi lançado, o concurso estava previsto para março de 2024, em 180 cidades. Agora, além de ganhar mais dois meses, os candidatos poderão escolher entre 217 municípios que vão receber as provas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias