Governo informa que não há surto da gripe suína em Mato Grosso do Sul
Conforme nota encaminhada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), não há surtos de Influenza – no caso, gripe H1N1, também chamada gripe A ou gripe suína – em nenhum município de Mato Grosso do Sul, já que surto é definido quando há casos confirmados em instituições fechadas, de forma isolada.
No entanto, a secretaria admite que existe circulação do vírus Influenza em vários municípios do Estado, explicado pelo período de sazonalidade do vírus. De acordo com o governo, o Ministério da Saúde já informou não haver motivo para medidas que não sejam as de rotina durante a sazonalidade de influenza.
“Não há nenhuma cidade ou Estado com medida diferente que não seja o fortalecimento das ações de prevenção e controle no período sazonal. Em alguns lugares já observa-se o declínio da notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasi”, segundo informado pelo Ministério da Saúde à SES.
Em Mato Grosso do Sul há vigilância da Influenza estruturada e reconhecida pelo Ministério da Saúde devido ao fato da rápida captação do casos suspeitos pelas vigilâncias e a oportunidade na resposta laboratorial pelo Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública do Estado).
Na nota também há recomendações para escolas e creches e as medidas a serem tomadas em casos de suspeita da gripe suína.