Fieis lotam santuário dedicado a padroeira do Brasil em Bandeirantes
O Santuário Estadual de Nossa Senhora Aparecida, em Bandeirantes, ficou lotado na manhã deste sábado (11) em comemoração ao dia da padroeira do Brasil, que nacionalmente é comemorado no dia 12, mas no município sul-mato-grossense é tradicionalmente festejada um dia antes da data oficial.
Antes da missa, realizada no salão anexo a paróquia, uma carreta trazendo a imagem peregrina da santa, saiu de Campo Grande por volta das 6 horas e seguiu até Bandeirantes, distante 70 quilômetros da Capital. Durante todo o trajeto pela BR-163, os fiéis foram escoltados pelo triciclo clube Dinossauros e por policias da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
A missa foi ministrada pelo arcebispo Dom Dimas Lara, acompanhado do pároco de Bandeirantes Laércio Che belo da Costa de outros padres de várias paróquias de Mato Grosso do Sul.
Dom Dimas revelou que a arquidiocese está empenhada em transformar o Santuário em local de peregrinação dos devotos de Nossa Senhora. “Queremos que aqui seja um local que os fieis visitem o ano todo”, explicou o arcebispo.
Fieis de várias regiões do Estado vieram a Bandeirantes para pagar promessas dedicadas a padroeira do Brasil. A zootecnista Gisele Alves Ferreira, 32 anos, participou da celebração acompanhada da família. Ela mora no bairro São Francisco, em Campo Grande, e esteve no Santuário para pagar uma promessa após uma graça alcançada. “Há um ano tive pancreatite. Minha mãe que sempre foi devota, pediu a Nossa Senhora minha recuperação. Eu estou bem e agora vim aqui cumprir o que foi prometido”, disse emocionada.
A dona de casa Neli Ferreira, 51 anos, relatou que sua devoção começou há 32 anos, quando sua filha nasceu. “Ela nasceu prematura e teve muitos problemas. Recorri a Nossa Senhora e fui atendida”.
A professora Andréia Cristina Barbosa, 42 anos, apreendeu com a mãe, já falecida, a devoção a padroeira. “Desde de criancinha eu sou devota. Minha mãe sempre foi e eu acompanhei”, comentou.
Este ano a missa contou com ato especial, 14 membros da comunidade foram instituídos ministros da eucarística, pessoa responsável por auxiliar o padre durante a cerimônia.
Uma encenação realizada por um grupo de teatro da igreja reproduzindo a coroação de maria também marcou a celebração e deixou os fieis emocionados.
Após a missa foi servido um almoço no salão paroquial. A festa em homenagem a santa começou no dia primeiro deste mês e será encerrada amanhã (12). Além dos eventos religiosos, durante esses 11 dias aconteceram shows no salão paroquial.
Este ano a festa completou 58 anos e a caminhada dedicada a padroeira 37 anos. Conforme o pároco Laércio, a igreja já está preparando as festividades em comemoração aos 60 anos, que será em 2016. “ Um dos nossos objetivos é ampliar a igreja”, informou o padre que assumiu o Santuário há um ano.
Confira a galeria de imagens: