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Interior

Agesul finaliza reparos e ponte do Rio Miranda passará por inspeção

Travessia que liga Anastácio a Bonito recebeu reforço de sinalização e quebra-molas para evitar acidentes

Por Jhefferson Gamarra | 06/09/2024 17:22
Quebra mola instalado próximo a ponte na BR-345 (Foto: Divulgação)
Quebra mola instalado próximo a ponte na BR-345 (Foto: Divulgação)

As obras emergenciais realizadas pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) na ponte sobre o Rio Miranda, localizada na MS-345, entre Anastácio e Bonito, foram concluídas nesta sexta-feira (6). O trecho, que apresenta um desnível perigoso de 30 centímetros ao passar de veículos pesados, recebeu reforço na sinalização e a instalação de quebra-molas para aumentar a segurança dos motoristas. A rodovia, também conhecida como Estrada do 21, é um dos principais acessos à região turística de Bonito.

A ponte, situada no distrito de Águas do Miranda, é alvo de preocupações desde que o tráfego intenso de bitrens, usados para transporte de minério, intensificou o problema estrutural. Segundo a Agesul, as medidas adotadas, além de minimizar o risco imediato, incluem sonorizadores, placas indicativas e a instalação de taxões refletivos, além de placas que limitam a velocidade a 30 km/h e o peso a 40 toneladas.

"Equipes a serviço da Agesul já finalizaram a construção de quebra molas e reforçaram sinalização na ponte sobre o Rio Miranda, na MS-345, no distrito de Águas do Miranda, no município de Bonito", informou a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística).

De acordo com nota da pasta de infraestrutura, a empresa responsável fará uma inspeção no local na próxima semana para elaborar o projeto de reparo definitivo da ponte, que foi construída pelo Exército em 1967. “A empresa responsável inicia na próxima semana o serviço de inspeção na estrutura da ponte para estruturação do projeto de reparo”, informou a secretaria. Não há previsão exata de quando as obras definitivas serão iniciadas.

A pavimentação da MS-345, inaugurada em 2 de julho, foi um investimento de R$ 368 milhões, e encurtou em 40 quilômetros o trajeto entre Campo Grande e Bonito em comparação à rota antiga, que passava pela BR-060. Entretanto, o tráfego pesado de caminhões na região, onde há uma mineradora, sobrecarregou a estrutura da ponte, evidenciando a necessidade de reparos emergenciais.

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