Aldeia Guarani-Kaiowá tem batalha contra as drogas e por ensino
Ao lado da área invadida por grupo Guarani-Kaiowá que ficou famosa após a carta em que os índios retomar a tekoha – terra tradicional – a luta de 2.800 indígenas da aldeia Sassoró, em Tacuru, é por uma vida digna. Eles lutam para manter a cultura, voltar a cultivar na própria terra, por educação e contra os atuais inimigos que ameaçam o povo: álcool e drogas.
De acordo com o cacique, cerca de 112 famílias das 560 que vivem na aldeia enfrentam o problema do vício. Como acontece na epidemia de viciados entre brancos, são os adolescentes indígenas os que mais sofrem com a dependência.
“É tudo gente novinha que usa droga. À noite você vê os pontos que eles ficam escondidos, usando drogas pela aldeia. Minha pediu pra Força Nacional fazer revista nesse pessoal porque é perigoso pra gente”, diz a jovem Barbara Montiel, de 20 anos.
Para enfrentar o mal, a arma das lideranças da aldeia é a mesma que o povo branco da cidade tenta utilizar: a educação.
“Tem muito jovem que está na escola e não queremos que vá para o mau caminho. Temos muito problema com segurança, por causa da droga e álcool”, diz o cacique Marcos Gomes, de 35 anos.
A aldeia é a segunda área demarcada no município de Tacuru, que fica ao lado de Iguatemi, onde a disputa de indígenas do acampamento Pyelito Kue pela retomada de terra teve repercussão mundial. Eles estão acampados na fazenda Cambará.
Educação - São três escolas que funcionam dentro da aldeia, com 980 alunos matriculados. O coordenador de uma delas, Ezaú Martins, de 37 anos, conta que uma conquista do povo foi incluir no currículo disciplinas voltadas para a cultura guarani.
“É muito importante que se tenha conhecimento, mas que preserve nossa cultura”, frisa.
No ensino básico, as crianças aprendem o guarani como língua oficial e o português aparece como segunda língua.
“Na minha época tinha muita dificuldade de entender o professor branco falando porque a gente só falava guarani em casa”, conta.
Agora, os professores das séries iniciais são todos índios. No ensino médio, a luta é para incluir também professores indígenas contratados pelo Estado.
Outra dificuldade que os professores tentam driblar é o isolamento da comunicação. Segundo o coordenador, não existe internet na aldeia, apesar da escola contar com computadores. Os celulares funcionam eventualmente, em alguns pontos da aldeia.
Sustento – A busca pela formaçãotambém querpreparar os indígenas para voltarem a se sustentar sozinhos, sem depender de assistencialismos públicos e privados.
A maior parte dos alimentos consumidos pelas famílias é fornecido por cestas básicas da Funai (Fundação Nacional do Índio).
Dentro da aldeia, a maioria da terra está ocupada apenas por matagal. O cacique diz que a terra é arenosa e, sem orientação adequada, os indígenas não conseguem cultivar na área.
“A gente consegue plantar mais em uma área que fica na divisa, onde a terra é boa. No resto, as pessoas querem plantar, mas a terra não dá. Precisava de preparo, mas a gente não sabe como fazer”, diz o cacique.
Ele diz que a terra precisa de preparo para cultivar e, como os indígenas não sabem e não têm os materiais necessários, o ideal seria a aldeia receber a orientação de um técnico agrícola para orientar sobre adubo e outros métodos.
Ocupação – Sobre a ocupação ao lado, as opiniões entre os moradores da aldeia são diversas. Alguns dizem até desconhecer a invasão, outros preferem não interferir e alguns apóiam.
“A gente escuta fala, mas não sei o que está acontecendo direito”, diz Avelino Vilhalva, de 34 anos.
O coordenador da escola pondera que na briga pela terra fazendeiros e indígenas tem os seus direitos, e que a culpa é de quem tomou e expulsou os povos da área.
“A culpa não é dos fazendeiros e nem dos índios. Os dois investiram na mesma terra e agora não querem perder”, diz.
Ele lembra da história e diz que a terra foi trocada de dono, mas sem o devido acerto entre as partes.
“Os fazendeiros compraram a terra já com os índios, aí o povo foi levado para outra área. Mas o índio não sabia registra, ver o tamanho certo da área, vender. O homem branco sabia e registrou a terra como sua. Mas os índios mais antigos sabem muito onde moravam, reconhecem a terra”, diz.