Após ameaça de paralisação, duplicação da Avenida Guaicurus será concluída
A duplicação de 12 km da Avenida Guaicurus, que liga o centro de Dourados à cidade universitária e ao aeroporto, não será mais interrompida, como foi cogitado após o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciar a paralisação de algumas obras deixadas pelo governo passado. Ao contrário da construção do Hospital Regional da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, que está no início e deve ser suspensa, a obra da rodovia está na fase final e será concluída.
A decisão de concluir a obra foi anunciada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Ednei Marcelo Miglioli, ao presidente da Comissão Pró-Duplicação da Guaicurus, Franz Mendes, após uma vistoria à duplicação, acompanhada também pelo diretor executivo da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento de Mato Grosso do Sul), Helio Yudi.
“O secretário conversou com os representantes das empresas que executam a obra [Guizard Junior e J Gabriel]. Recomendado pelo governador, ele veio ver o estado atual da obra, a situação em que se encontram os trabalhos e conferir com os responsáveis pela execução a possibilidade de retomar o serviço para a conclusão. A obra possui recurso do BNDES, que estão comprometidos integralmente, logo, a obra vai continuar”, afirmou Franz Mendes ao Campo Grande News.
Segundo Mendes, que diariamente acompanha a duplicação, nesta semana as empreiteiras estão fazendo a instalação de quebra-molas nos trechos já duplicados, para controlar a velocidade. Outra medida tomada após a vinda do secretário é a proibição ao tráfego de caminhões bitrem.
A duplicação da Guaicurus começou em setembro de 2013, com investimento previsto de quase R$ 30 milhões. A obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2014, mas houve constantes atrasos, muitos atribuídos aos longos períodos de chuva.