Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia completam 69 anos de emancipação
Municípios de Mato Grosso do Sul somam 90 mil de população estimada, segundo o IBGE
Os municípios de Bataguassu, Corguinho e Sidrolândia completam 69 anos de emancipação neste domingo (11). Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as cidades somam 90 mil habitantes de população estimada. Cada uma terá eventos para comemoração dos respectivos aniversários.
Bataguassu - O município fica na divisa com o Estado de São Paulo, distante a 313 km da Capital, próximo a foz do Rio Pardo, que deságua no Rio Paraná. A estimativa de população é de mais de 23 mil habitantes. A história, segundo o IBGE, presume que os primeiros habitantes da região foram espanhóis, que depois saíram da região.
Os primeiros a se fixarem nas terras de Bataguassu foram os homens da expedição de Manoel da Costa Lima, partindo de Campo Grande para estabelecer a ligação de Campo Grande e o Estado de São Paulo. A cidade bataguassuense foi desmembrada de Rio Brilhante.
O calendário oficial de eventos da Prefeitura de Bataguassu tem o primeiro Bata Fest Rodeio no Parque da Juventude Fernando Barbosa da Silva. A entrada do evento que termina neste domingo é gratuita.
Corguinho - Distante a 99 km de Campo Grande, o município tem população estimada de 6,1 mil habitantes. Em 1931, começou o povoamento na região com garimpeiros nos córregos Carrapato e Formiga, que são afluentes do Rio Aquidauana. Ao longo do século 20, a região que era rica em minério reordenou a economia para pecuária e agricultura.
O município foi desmembrado de Rochedo em 1953. Para este domingo, a Prefeitura de Corguinho não tem eventos no calendário oficial.
Sidrolândia - A maior cidade em população com 60 mil estimados das três que completam 69 anos neste domingo fica a 71 km da Capital. O município tem predominância da agricultura e da pecuária desde o começo do povoamento, ainda no século 19.
Sidrolândia foi desmembrada de Campo Grande e conta com mais dois Distritos (Capão Seco e Quebra Coco). O nome é em homenagem ao fundador Sidrônio Antunes de Andrade. Em 1845, segundo Relatório Coronel Henrique Rohan ao então Governo da Província de Mato Grosso, a região chegou a ter mais de 100 mil habitantes.
O calendário oficial de eventos da Prefeitura de Sidrolândia tem o show gospel de Anderson Freire na Praça Central neste domingo. A entrada é gratuita.