Boliviana é presa com carga de folha de coca em ônibus fretado
Insumo utilizado para produção de entorpecentes, crime previsto na Lei de Drogas
Boliviana de 41 anos, que não teve o nome divulgado, foi presa transportando carga de folha de coca em ônibus fretado, na MS-339, em Bonito, distante 297 quilômetros de Campo Grande. A folha é matéria-prima da cocaína.
Conforme o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, a equipe da Base Operacional fazia policiamento e fiscalização de trânsito, por volta das 12h30 de sexta-feira, quando avistou o ônibus que transportava bolivianos de Corumbá para São Paulo, parado às margens da rodovia.
A polícia então solicitou ao motorista a entrada para entrevista com passageiros, verificação de documentos pessoais, vistoria das condições do veículo. Ao abrir o bagageiro, foram localizadas sacolas com folhas de coca, insumo utilizado para produção de entorpecentes. Depois de pesada, a matéria-prima totalizou 92,4 quilogramas.
Os policiais identificaram uma mulher boliviana como proprietária. Ela informou que foi contratada por uma pessoa desconhecida para transportar a carga até São Paulo. Segundo a polícia, o prejuízo ao crime está estimado em R$ 133 mil. A mulher foi levada para a Polícia Federal de Campo Grande.
A folha de coca é cultivada principalmente na região tropical da Cordilheira dos Andes, especialmente no Peru, Colômbia e Bolívia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.