ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Caso positivo de varíola dos macacos em Dourados deixa fronteira em alerta

Direção da 13ª Região Sanitária emitiu comunicado após caso positivo a 100 km do departamento de Amambay

Helio de Freitas, de Dourados | 22/08/2022 10:44
Caso positivo de varíola dos macacos em Dourados deixa fronteira em alerta
Linha entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero; monkeypox preocupa fronteira (Foto: Helio de Freitas)

A confirmação do segundo caso da doença conhecida como “varíola dos macacos” (monkeypox) em Dourados (a 251 km de Campo Grande) deixou a fronteira em alerta e preocupa o sistema de saúde do Paraguai, localizado a menos de 100 km da cidade onde mora a pessoa infectada.

Nesta segunda-feira (22), a Direção da 13ª Região Sanitária emitiu alerta epidemiológico válido para todo o departamento de Amambay após a confirmação do caso em Dourados. O comunicado orienta a população a procurar centro de saúde imediatamente em caso de sintomas da doença.

De Caracol a Coronel Sapucaia, Amambay tem pelo menos 500 quilômetros de fronteira seca com Mato Grosso do Sul. A capital departamental, Pedro Juan Caballero, é separada por uma rua de Ponta Porã (MS) e fica a 110 km de Dourados.

Em entrevista coletiva, o diretor da 13ª Região Sanitária, Saúl Recalde, disse que o douradense infectado pela doença teve contato com pessoas de Pedro Juan Caballero que já estão sendo monitoradas.

“A intenção não é causar pânico entre a população, mas é importante que todos fiquem atentos diante do surgimento dos primeiros sintomas e procurem atendimento médico imediatamente”, afirmou Saúl Recalde.

O caso positivo em Dourados foi confirmado na quarta-feira (17) pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde, tratam-se de homem de 24 anos de idade que está em isolamento domiciliar.

Com esse caso de Dourados e outro de Aparecida do Taboado, também confirmado na semana passada, MS possui 12 confirmações da doença provocada pelo vírus monkeypox. Os demais registros são de Campo Grande (8), Dourados e Itaquiraí. Todos são homens e maior parte (50%) tem entre 20 a 29 anos.

Conforme a Saúde estadual, as feridas na pele estiveram presentes em todos os casos. Sintomas como febre súbita (70% dos casos) ou adenomegalia (80%) foram bem frequentes. Lesões na região genital (10%), artralgia (10%), lesão oral (10%) e dor retal (10%) foram menos comuns.

Nos siga no Google Notícias