Chuva não dá trégua e nível do Rio Taquari continua acima do normal
A chuva não deu trégua esta semana em Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, e o Rio Taquari continua acima do nível. No bairro Piracema, a água cobriu as bases da Ponte Velha e está prestes a submergir também os arcos da estrutura.
Na quinta-feira (26) o presidente da colônia local de pescadores, Armindo Batista, disse que o período de cheias costuma começar em fevereiro, mas garantiu que o nível do leito ainda não era sinal de alerta.
Porém, ele reconheceu que se continuasse chovendo ininterruptamente, o cenário poderia mudar. “O nível vem subindo por causa do assoreamento. Pouca chuva já faz ele subir. Cada ano que passa ele está mais assoreado e isso faz com que ele saia do leito. Em Coxim mesmo está chovendo pouco. Chove mais na divisa com Goiás [cabeceira], que interfere no rio”, afirma.
O Corpo de Bombeiros confirma pequena alta no nível do Taquari, mas afirma que ainda não há motivos para preocupação, dado que a alteração ainda não é capaz de provocar transbordamento.
“Por enquanto nós não estamos em alerta e nem com medo. Mas, se continuar chovendo, devemos ter problemas”, disse Batista.