“Cidade do Peixe”, Itaporã completa 69 anos com shows sertanejos
A população estimada da cidade que fica na região centro-sul do Estado é de 25.478
O município de Itaporã, distante a 234 km de Campo Grande, completa 69 anos de emancipação neste sábado (10). A cidade fica localizada na região centro-sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com estimativa do IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem pouco mais de 25 mil habitantes.
O calendário oficial de eventos da Prefeitura de Itaporã tem shows sertanejos até domingo. Os eventos acontecem no Clube do Laço de Itaporã. Neste sábado, a dupla Cácio e Marcos e o cantor Cássio Vinícius se apresentam. No domingo, a atração principal é Bruninho e David. A entrada é gratuita.
A cidade foi desmembrada do município de Dourados em 10 de dezembro de 1953. Itaporã é conhecida por ser a “Cidade do Peixe” e seu principal monumento homenageia a alcunha. Ela possui a maior lâmina d'água do Estado em matéria de criação e produção de peixes.
De acordo com o IBGE, as primeiras pessoas a ocuparem a região de Itaporã foram indígenas terenas. A invasão da região começou no século XVII, quando os bandeirantes navegavam pelas águas do Rio Brilhante rumo às minas de Cuiabá.
Após a Guerra do Paraguai (1864-1870), o local ficou devastado. Anos mais tarde, com advento da indústria de erva-mate, de Thomaz Laranjeira, a região começou a ter a chegada de mais pessoas. O movimento se intensificou na década de 1940 com novas famílias se instalando próximo ao Córrego Canhadão. Em 1950, a primeira igreja foi construída.