Com entregas em distrito de Itahum, governo cumpre promessa de inclusão
Lema do governador Eduardo Riedel (PSDB) de “crescer sem deixar ninguém para trás” é consolidado com entrega
Após sete décadas da função, o 2º Grupamento da Polícia Militar que atua no distrito de Itahum, em Dourados, recebeu na tarde de ontem (5), as novas instalações para atender a comunidade. A unidade subordinada a 9ª Companhia Independente da PMMS tem como objetivo proteger 38% do território douradense.
A entrega de investimentos que ultrapassam os R$ 955 mil, faz parte da meta do governador Eduardo Riedel (PSDB) que é “crescer sem deixar ninguém para trás”. A inclusão garante a segurança pública para os moradores que chegaram na região por conta da ferrovia.
Agora, o grupamento está com instalações próprias e modernas. São 172 metros de área construída, dotada de heliponto, visor balístico, sala rádio, informática, sala do comandante, estacionamento, alojamentos, cozinha, lavatório de viaturas, banheiros e recepção. O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), fez questão de conhecer cada estrutura do novo prédio.
"Não é a toa que o Mato Grosso do Sul conta com a melhor segurança pública do Brasil: o estado que mais apreende ilícitos e esclarece crimes", acrescentou.
O 2° GPM de Itahum conta com o efetivo de oito policiais militares, que atuam com policiamento urbano e rural em uma área de 1.589,84 Km², que compreende os distritos de Itahum e Picadinha, fazendo divisa com os municípios de Maracaju, Ponta Porã e Itaporã. Além dos serviços rotineiros prestados a comunidade, em virtude da localização, os policias do 2º GPM apoiam demais forças militares no combate a crimes típicos de fronteira.
Vistorias - Em seguida, Barbosinha supervisionou a obra de reforma geral da Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, que fica no distrito. Estão sendo investidos R$ 5 milhões na unidade.
"Vamos entregar um espaço mais adequado para os alunos, professores e famílias que terão a tranquilidade que seus filhos estão num local propício para o aprendizado e melhorar a qualidade da educação, que é a grande janela de oportunidade para a vida", frisou o governador em exercício Barbosinha.
Para o secretário de Educação, Hélio Daher, a entrega da obra é emblemática porque ocorrerá para o início do ano letivo. A EE Antônio Azambuja existe há mais de 40 anos. Nesse período passou por pequenas manutenções até que em novembro de 2022 teve início a reforma geral do prédio, que está com 80,42% dos serviços executados, com previsão de entrega para o fim do março de 2024.
Referência para a comunidade de Itahum e produtores rurais da região, a unidade escolar atendeu no último ano letivo 242 alunos com a oferta de fundamental do 6° ao 9° ano e ensino médio com qualificação profissional. A nova estrutura da escola vai contribuir para melhorar ainda mais a aprendizagem dos alunos.
A caminho para o Distrito de Itahum, Barbosinha verificou o andamento das obras de pavimentação asfáltica em Dourados e em Picadinha. "O Mato Grosso do Sul é um grande canteiro de obras", enfatizou Barbosinha.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: