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Interior

Com novo balcão, Receita agora tem 50 pontos de atendimento virtual em MS

De acordo com a Receita Federal, mais 4 municípios de MS estão em fase de instalação do atendimento virtual

Por Fernanda Palheta | 27/03/2024 16:27
Pontos oferecem os mesmos serviços feitos em uma unidade presencial, com foco público no sem acesso à internet(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
Pontos oferecem os mesmos serviços feitos em uma unidade presencial, com foco público no sem acesso à internet(Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Caracol, cidade a 390 quilômetros de Campo Grande, recebeu a instalação de um PAV (Ponto de Atendimento Virtual) da Receita Federal. Com a nova unidade em funcionamento desde a última sexta-feira (22), Mato Grosso do Sul soma 50 locais com atendimento virtual.

De acordo com a Receita Federal, mais quatro municípios sul-mato-grossenses estão em fase de instalação do atendimento virtual. Os pontos oferecem os mesmos serviços feitos em uma unidade presencial, com foco nos contribuintes pessoa física quem não tem acesso à internet, smartphones, notebooks e computadores.

O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson Custódio da Silva, afirma que o objetivo é chegar às pessoas mais humildes. “O ponto de atendimento virtual é para atender aquele contribuinte que está à margem da tecnologia. E precisamos fazer com que ele receba o mesmo atendimento de uma de nossas unidades”, disse.

Chefe do Atendimento da Receita Federal em Campo Grande, Marizete Horner de Almeida Cândido, afirma que a partir da instalação do ponto de atendimento virtual, os processos eletrônicos, dossiês digitais e solicitações recebidas são encaminhados imediatamente a uma equipe de retaguarda da própria Receita.

“Embora o atendimento seja feito em município distante dos órgãos centrais, como na fronteira do Estado, a resolução dos casos ocorre de maneira muito rápida porque o trâmite é o mesmo de qualquer unidade”, explica.

Em Mato Grosso do Sul, 46 municípios têm pontos de atendimento virtual em funcionamento. Somados aos locais que fazem atendimentos presenciais, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e Mundo Novo, os serviços do órgão já chegam a 72% da população do Estado, estimada em 2,75 milhões.

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