Começa hoje campanha contra raiva em cidades da fronteira com Corumbá
A campanha de vacinação contra raiva animal começa hoje em cidades da Bolívia na fronteira com Corumbá, distante 419 quilômetros de Campo Grande. No total, o Ministério da Saúde disponibilizou 10 mil doses para imunizar cães e gatos.
As cidades alvo são Puerto Quijarro, Puerto Suarez, El Carmen e regiões vizinhas. Corumbá está com surto de raiva animal e conforme a Secretaria de Saúde, o vírus teve origem na Bolívia.
As 10 mil doses foram disponibilizadas em abril deste ano para atender a fronteira, mas somente agora foram retiradas pelas autoridades bolivianas. A prefeitura de Corumbá capacitou duas equipes do país vizinho para início da vacinação, o que acontecerá somente agora, com a entrada das forças militares da Bolívia. As vacinas estavam armazenadas no almoxarifado central da Saúde, em local apropriado, segundo a prefeitura.
Em maio deste ano, um homem de 38 anos diagnosticado com raiva humana morreu no HU (Hospital Universitário). A vítima foi mordida por um cão infectado em Corumbá e só procurou ajuda 60 dias após o contato com o animal.