Conhecida como “Capital do Bolsão”, Paranaíba comemora 165 anos
Cidade teve papel importante durante a Guerra do Paraguai e serviu de rota de fuga para civis
Distante 422 quilômetros de Campo Grande, Paranaíba comemora nesta segunda-feira seus 165 anos de emancipação político-administrativa. A cidade tem uma população estimada de 42.401 pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A cidade é conhecida como “a Capital do Bolsão”, região constituída por Paranaíba e outros nove municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Os primeiros registros da história do município se iniciam no século XVIII, quando a região era habitada pelos índios caiapós, época em que passou a ser devastada por bandeirantes paulistas.
Segundo consta no IBGE, entre 1739 e 1755, a cidade permaneceu sob a liderança de Antônio Pires de Campos, conhecido como 'Pai Pira'. A partir de 1980 o local começou a receber famílias vindas de Minas Gerais, que se estabeleceram no local. A cidade teve um papel importante durante a Guerra do Paraguai, e serviu de rota de fuga para os civis envolvidos no conflito.
Para celebrar o 165° aniversário, a prefeitura de Paranaíba realizou shows, rodeios e exposições com entrada gratuita.