Diretor da Funtrab critica prefeitura e promete reabrir Casa do Trabalhador
Wilton Acosta responsabilizou prefeitura por fechamento da unidade, que atendia 300 trabalhadores todos os dias
O diretor-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Wilton Acosta, prometeu reabrir em 30 dias a Casa do Trabalhador de Dourados, fechada há duas semanas. Em visita ao local na manhã de hoje (13), ele voltou a culpar a prefeitura pelo fechamento da unidade que atendia em média 300 pessoas por dia.
“Desde o ano passado a prefeitura não cumpria o termo de compromisso firmado com o Estado. Deveria fornecer 15 servidores, mas disponibiliza apenas três. Até mesmo a limpeza do local a prefeitura parou de fazer e os próprios servidores tinham que limpar”, afirmou Acosta em entrevista coletiva.
Segundo ele, a Funtrab não viu outra saída a não ser fechar a unidade para fazer melhorias internas e selecionar novos funcionários para retomar o atendimento, o que deve ocorrer apenas na segunda quinzena de agosto.
“A Casa do Trabalhador é do estado e vamos reabrir sem a prefeitura. Atender o trabalhador é nossa prioridade”, afirmou Wilton Acosta.
Ele disse ter tentado “por várias vezes” uma negociação com a prefeitura, mas não conseguiu um resultado positivo. Entretanto, afastou a possibilidade de revanchismo político: “todo mundo está em crise”.
Wilton Acosta disse que a unidade, após ser reativada, vai retomar a emissão de carteira de trabalho, solicitação do seguro-desemprego, fornecimento de microcrédito e balcão de empregos.
Nesta semana, a prefeitura anunciou que a parceria com o estado sobre a Casa do Trabalhador é “assunto encerrado” e fechou parceria com a Superintendência Regional do Trabalho para instalar na agência local os atendimento de carteira de trabalho e seguro-desemprego.
Na manhã de hoje, enquanto os repórteres aguardavam a chegada de Wilton Acosta, três pessoas foram à Casa do Trabalhador à procura de emprego. Segundo o diretor-presidente, até a reabertura da unidade o balcão de emprego continua apenas pela internet.
Impasse – A Funtrab fechou a Casa do Trabalhador no dia 30 de junho alegando que o espaço seria reformado, para reabrir cinco dias depois. Só que a unidade continuou fechada.
Procurada para falar sobre o caso, a Funtrab afirmou que a prefeitura se negou a fornecer os servidores necessários para o atendimento e que estava com dificuldade para dialogar com a prefeita Délia Razuk.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Anne Vieira, disse ao Campo Grande News que a prefeitura e a Superintendência do MTE deveriam ser comunicadas com 30 dias de antecedência sobre o fechamento.
Hoje, ela disse que após a parceria firmada entre a prefeita e o superintendente do MTE, Vladimir Benedito Struck, a prefeitura está instalando equipamentos na agência do Ministério do Trabalho, na Rua Ponta Porã, mas não precisou quando o serviço será ampliado no local.
“Não tenho como precisar a data correta, mas queremos restabelecer os serviços o mais rápido possível”, afirmou.