ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Em dez dias, Nova Aliança destrói 205 hectares de roças de maconha

Operação conjunta de agentes paraguaios e brasileiros eliminou 652 toneladas da droga

Helio de Freitas, de Dourados | 09/09/2022 09:22
Policiais reunidos após fim de operação em frente a helicóptero e viaturas (Foto: Divulgação)
Policiais reunidos após fim de operação em frente a helicóptero e viaturas (Foto: Divulgação)

Terminou ontem (8) a 34ª edição da Operação Nova Aliança, que integra o plano de erradicação de lavouras de maconha na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. Durante dez dias, agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e da Polícia Federal brasileira eliminaram pelo menos 652 toneladas de maconha.

Com apoio de helicópteros paraguaios e brasileiros, essa edição da Nova Aliança foi concentrada em áreas de mata e de morros nas colônias Cerro 21, Rosalina, Cadete Boquerón e Alpasa, na região de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS).

Nessas áreas, os helicópteros localizaram e as equipes terrestres destruíram pelo menos 107 acampamentos montados pelos traficantes em áreas de difícil acesso para processar a maconha, plantada em áreas próximas.

A Senad estimou em 19 milhões de dólares o prejuízo causado às organizações criminosas que dominam o cultivo de maconha na faixa de fronteira.

Lavouras da erva que ocupavam 205 hectares foram cortadas e queimadas. Só essas áreas produziriam 615 toneladas da droga pronta para o consumo. Nos acampamentos, foram encontrados e incinerados mais 35,4 mil quilos de maconha picada e 2.369 quilos da droga prensada.

Assim como ocorre em todas as operações semelhantes, ninguém foi preso. O governo paraguaio prioriza as investidas para causar prejuízo aos traficantes e evita prisões, pois a maioria das pessoas que atua nos cultivos são trabalhadores rurais recrutados pelos criminosos.

Equipamentos feitos com troncos de árvores, usados para prensar maconha (Foto: Divulgação)
Equipamentos feitos com troncos de árvores, usados para prensar maconha (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias