ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Empresário é preso 2 meses após descoberta de 5,6 toneladas de maconha

Valmir Ribeiro Alano é acusado de usar transportadora de Dourados para trazer droga do Paraguai

Helio de Freitas, de Dourados | 09/11/2022 14:26
Empresário ao lado de policial da Defron no momento em que foi preso, em Ponta Porã (Foto: Divulgação)
Empresário ao lado de policial da Defron no momento em que foi preso, em Ponta Porã (Foto: Divulgação)

O empresário Valmir Ribeiro Alano, 44, foi preso acusado de ser o dono de 5,6 toneladas de maconha apreendidas em setembro deste ano em meio a uma carga de areia. Alano é proprietário de transportadora localizada no Jardim São Pedro, em Dourados, a 251 km de Campo Grande.

Investigado desde julho deste ano, o empresário douradense foi preso nesta terça-feira (8) por policiais da Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira). Ele foi localizado no anel viário de Ponta Porã. Segundo a polícia, Alano pretendia fugir para o território paraguaio.

Em 2015, Valmir Ribeiro Alano tinha sido preso em São Paulo transportando 86 quilos de maconha em uma picape Fiat Strada com placa de Dourados. A prisão, feita por policiais militares paulistas, ocorreu na Rodovia Arlino Bétio, em Rosana (SP).

No ano anterior, em 2014, ele tinha sobrevivido a atentado à bala na MS-156, em Itaporã. Quando seguia pela estrada na companhia de um funcionário, supostamente para cobrar uma dívida, Valmir foi cercado por dois homens de moto e ferido com três tiros.

Em Dourados, segundo o Campo Grande News apurou, Valmir é dono de uma transportadora localizada na Rua Monte Castelo, perto da área central. Conforme a Defron, a empresa funcionava como “fachada” para o tráfico de drogas.

Grandes carregamentos de maconha eram trazidos do Paraguai até Dourados e depois despachados para outros estados brasileiros, geralmente em caminhões-caçamba, ocultos por camada de areia, pedra e restos de asfalto, para dificultar a fiscalização.

No dia 5 de setembro, policiais da Defron e do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam em Dourados um caminhão-caçamba branco com quase 5.700 quilos de maconha sob fina camada de areia. O motorista, de 46 anos foi preso.

Fardos de maconha que estavam em caminhão com areia, apreendido em setembro (Foto: Adilson Domingos)
Fardos de maconha que estavam em caminhão com areia, apreendido em setembro (Foto: Adilson Domingos)

Mandados – Ontem, a Defron cumpriu mandados de busca na sede da empresa e na casa dele, na Rua Natal, no Jardim Cuiabá – região leste da cidade. Celulares, dispositivos eletrônicos e documentos foram apreendidos.

Com a prisão preventiva decretada pela Justiça por tráfico, Alano não foi encontrado em Dourados. Ele foi procurado durante toda a manhã, mas só foi localizado por volta de 16h de ontem, com apoio da PMR (Polícia Militar Rodoviária).

Trazido para a sede da Defron em Dourados, o empresário foi interrogado e indiciado por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Hoje de manhã ele foi encaminhado para a carceragem da Polícia Civil.

Nos siga no Google Notícias