Equipe do Ministério da Saúde chega à reserva indígena mais populosa do país
Secretário Especial de Saúde Indígena e secretário de Atenção Primária à Saúde estão nas aldeias de Dourados
O secretário de Atenção Primária Nésio Fernandes e o secretário de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde Ricardo Weibe Tapeba chegaram na manhã desta sexta-feira (16) à Reserva Indígena de Dourados, a mais populosa do país com pelo menos 20 mil moradores.
A vinda deles, articulada em fevereiro deste ano pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB), ocorre pouco mais de um mês após a morte por desnutrição de uma criança indígena de um ano e três meses.
Os secretários e suas equipes chegaram ontem à noite a Campo Grande e na manhã de hoje seguiram de carro até Dourados. conforme o cronograma, a agenda de visitas começou pelo Hospital Porta da Esperança, na Missão Caiuá.
Depois, a delegação segue para dois postos de saúde na Aldeia Jaguapiru, visita famílias indígenas em casa, passa pela Vila Olímpica e depois vai até duas unidades de saúde na Aldeia Bororó. Juntas, as duas aldeias formam a reserva de Dourados, habitada por indígenas guaranis-kaiowás e terenas. Logo após o almoço, a comitiva mantém reunião com lideranças indígenas e retorna para a Capital.
“Estive reunido com seis ministros do Governo relatando a situação dos indígenas de Mato Grosso do Sul. Não foi fácil conciliar a agenda dos dois secretários. Estou esperançoso que saiamos desta visita com direcionamentos e ações transformadoras”, afirmou Geraldo Resende.