Equipe técnica visita obras com indícios de irregularidades em escolas
Equipe foi compostar por representantes do Ministério Público, Câmara Municipal e o prefeito de Nova Alvorada do Sul
Representantes da promotoria do Ministério Público Estadual, Câmara Municipal e o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, realizaram nesta quinta-feira (04) uma visita técnica para avaliar as condições das escolas do município, que fica a 120 quilômetros da Capital.
Prestes a voltar a receber os alunos, as unidades educacionais foram ampliadas, reformadas e algumas ainda estão em reformas. A equipe vistoriou as salas de aula, banheiros, pátios, secretarias e cozinhas das escolas. Também foram identificadas algumas em situações críticas, como infiltrações, banheiros deteriorados, forro caindo, parede mofadas, fios elétricos no pátio ao alcance de crianças.
“Nosso objetivo é mostrar a real situação que se encontra as nossas escolas e creches, estamos finalizando o plano de ação para o retorno das aulas. Muita coisa precisa ser feita, e a participação da promotoria e do legislativo é muito importante", comentou o prefeito.
Para o promotor Mauricio Mercelis Cabral, titular da Promotoria de Justiça de Nova Alvorada do Sul, a situação é preocupante e requer ações imediatas. “Se faz necessário rever todos os contratos, das obras já executadas, paralisadas e as que estão em andamento e cobrar responsabilidade das executoras”, comentou.
Já os Vereadores Iris Gabriela, Rogerio Casarotto e Roberto Cimentaço, se comprometeram em montar uma comissão de fiscalização de todas as obras, e auxiliar o executivo nestas ações. A prefeitura está intensificando as ações de limpeza, e um plano de manutenção e reparos das unidades será montado.
Em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura trabalha para concluir as ações de retorno das aulas, e breve anunciará se irá ser online, hibrido ou presencial.