Estado reconhece emergência em mais uma cidade atingida pelas chuvas
O Governo do Estado decretou, hoje (30), situação de emergência em partes das áreas urbana e rural do município de Rio Brilhante, a 163 quilômetros de Campo Grande. O decreto é motivado pelos estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram a cidade nos últimos dois meses.
Os valores para recuperar as vias e pontes danificadas ultrapassam a capacidade da administração municipal, que decretou situação de emergência há duas semanas, depois que o vice-prefeito, Wanderlei Barbosa, visitou o local onde uma ponte foi destruída, sobre o córrego Rego D’água, na rodovia estadual que liga os assentamentos São Judas e Margarida Alves.
O transporte escolar e o escoamento da produção estão comprometidos com os estragos. Alagamentos e vendavais afetam a cidade desde o fim de novembro de 2015.
O decreto do Estado considera o parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que detalha os estragos e vale por 180 dias. Com isso, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens para a prestação de serviços e obras de reparo, desde que possam ser concluídas no prazo estabelecido pelo decreto.
O governo estadual já liberou R$ 29 milhões para reparo de estragos em 30 municípios, porém Rio Brilhante não está na lista dos que receberam o auxílio em janeiro. No mês seguinte, o Governo do Estado anunciou o montante de R$ 70 milhões para as cidades em emergência, em especial da região sul.
Ao todo, foram 43 municípios que decretaram emergência e 44 decretos, já que Caracol decretou duas vezes, segundo a Defesa Civil Estadual. O Governo do Estado já reconheceu situação de emergência de 27 municípios.