Estiagem faz Nova Andradina decretar situação de emergência ambiental
Incêndios florestais e problemas no abastacimento de água motivaram o decreto da prefeitura
A prefeitura de Nova Andradina, cidade que fica a 300 km de Campo Grande, decretou situação de emergência ambiental em toda sua extensão territorial devido aos problemas causados pela forte seca que atinge toda o Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado em Diário Oficial na sexta-feira (20).
O ato foi motivado pela forte estiagem prolongada, com baixa umidade do ar e um volume de chuvas 40 a 50% abaixo do esperado até setembro, causando problemas ao município. Incêndios naturais e criminosos aumentaram nesse período, agravados por uma massa de ar seco estacionada sobre o Estado.
Além disso, é notório que as pastagens estão secas, existe problemas no abastecimento de água destinado ao consumo humano e à dessedentação de animais nas comunidades rurais, bem como as culturas agrícolas.
Com a publicação do decreto, a administração municipal poderá empregar recursos humanos, financeiros e materiais, além de veículos e equipamentos para auxiliar a população e áreas afetadas, mediante prévia articulação com a Defesa Civil.
"Este decreto é uma resposta imediata diante dos prejuízos ambientais e financeiros ocasionados pela seca. Determinei às secretarias que prestem todo apoio aos produtores rurais e a toda população afetada pela seca, principalmente com relação a saúde pública", indica o prefeito Gilberto Garcia (PL).
Nos últimos dias, foi verificado na zona urbana inúmeros focos de incêndio em propriedades privadas da cidade. O maior deles devastou a área de proteção ambiental que margeia os bairros Horto Florestal, Vila Beatriz e Campo Verde.