Governo diz que reativação de porto alavancou economia em Porto Murtinho
O terminal portuário de Porto Murtinho, que estava parado há oito anos, voltou a operar com o embarque de 6 mil toneladas de açúcar para o Uruguai, e diferentes operações são realizadas no porto, garantindo a geração de emprego e renda para o município às margens do rio Paraguai, anunciou o Governo do Estado no balanço dos investimentos estaduais no município.
De acordo com o Governo, recursos estaduais garantiram a restauração do asfalto de todo o centro da cidade, que tem 105 anos e é considerado um dos municípios mais importantes na história do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.
Situado na região sudoeste do Estado, na fronteira com o Paraguai, recebeu também do Governo obras para construção 40 unidades habitacionais no Loteamento Dom Pepe I, pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – com recursos da União, Estado e município - e outras 27 por meio do Lote Urbanizado, além de pontes que ajudam a interligar a zona rural. Teve ainda entregues 31 moradias construídas por intermédio do Programa de Subsídio à Habitação Indígena, nas aldeias Barro Preto e Tomázia.
“São ações de governo que melhoram a qualidade de vida das pessoas, dão um aspecto melhor à cidade e geram oportunidades ao povo de Porto Murtinho”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja em uma das visitas para liberação de recursos.
Foram construídas por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) pontes de concreto sobre o Rio Amonguijá e sobre o Córrego São Lourenço. Sobre a Vazante II do Rio Branco será construída uma travessia de 20 metros de extensão por seis de comprimento.
Para o governador Reinaldo Azambuja, a ação de levantar pontes no município objetiva o desenvolvimento e o progresso de Porto Murtinho. “Pontes são alternativas de transporte e produção”, ressaltou.
Também foram executados serviços de drenagem e restauração na Estrada do Adeus; restaurada a MS-195, com revestimento primário nos pontos críticos; restaurada com revestimento primário a Estrada do Curvelo e pavimentado o Loteamento Dom Pepe I, além de aprovada a reforma da Escola Estadual José Bonifácio.
As obras visam desenvolver o potencial e melhorar a realidade dos 16.879 habitantes do município, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).