ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Homem é multado por destruir área de proteção ambiental para criação de gado

Construções irregulares foram levantadas a cerca de 3 metros da margem do Rio Paraguai

Jhefferson Gamarra | 19/02/2023 14:03
Embarcadouro construido de forma irregular às margens do Rio Paraguai (Foto: Divulgação/PMA)
Embarcadouro construido de forma irregular às margens do Rio Paraguai (Foto: Divulgação/PMA)

Pecuarista de 45 anos foi autuado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) por construções ilegais na área protegida de matas ciliares às margens do Rio Paraguai em Corumbá, a 419 quilômetros de Campo Grande.

Equipes fiscalizavam uma região a cerca de 30 quilômetros da área urbana quando flagraram uma propriedade rural com um mangueiro cercado de arame liso e madeira de eucalipto, além de um embarcadouro para o rio, sem a licença ambiental obrigatória.

As obras estavam a 3 metros da margem do rio e havia a retirada da vegetação, que deveria ser conservada em 200 metros, conforme previsto em lei, por se tratar de área de preservação permanente.

O funcionário da propriedade afirmou que o mangueiro foi construído para prender o gado a cada dois dias e o embarcadouro seria para movimentação dos animais em caminhões em épocas de comercialização.

Diante do flagrante, a PMA interditou o local e ordenou que o proprietário da fazenda fizesse a remoção da obra ilegal e a recuperação da área degradada. O pecuarista também foi multado em R$ 5 mil pela construção ilegal. Ele também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente.

Nos siga no Google Notícias