Ladrões furtam 200 metros de fios de cobre e deixam praça no escuro
Segundo a prefeitura, cabos subterrâneos foram cortados e arrancados na Praça Alfredo Uhde
Ladrões furtaram pelo menos 200 metros de fios de cobre e deixaram uma praça inteira no escuro na noite desta terça-feira (21) em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Segundo a prefeitura, os cabos eram subterrâneos, mas foram cortados e arrancados pelos bandidos.
A Praça Alfredo Uhde fica no bairro Parque do Lago I, na região oeste da cidade. A Secretaria de Serviços Urbanos constatou furto de 160 metros de cabos subterrâneos de cobre 25mm² e outros 50 metros do tipo 6 mm². Sete tampas de concreto e uma caixa elétrica foram violadas e uma tampa metálica também foi furtada.
Fios e outros componentes feitos de cobre são furtados em espaços públicos, obras privadas e rodovias de Dourados. Os materiais são comprados por receptadores e até empresas da cidade.
No final de dezembro do ano passado, cinco mil metros de cabos foram furtados do Parque Antenor Martins, na mesma região da cidade. Pelo menos 100 caixas de passagem e eletrodutos subterrâneos foram danificados e 180 postes de iluminação pública ficaram apagados.
“Além de atrapalhar a administração, causa danos que podem ser irreparáveis para os próprios cidadãos. Essa situação pode gerar insegurança para os frequentadores e alterar a rotina de quem costuma fazer atividades na praça”, disse o secretário de Serviços Urbanos Márcio Antônio do Nascimento.
Segundo a prefeitura, equipes trabalham para restabelecer a iluminação na Praça Alfredo Uhde e também no Parque Antenor Martins, onde ocorreu furto de fios em dezembro. No ano passado, a Guarda Municipal registrou 199 casos de dano ao patrimônio público em Dourados. Em 2023, já foram 18 casos.