Menino de 9 meses é abandonado em casa pela mãe, dependente química
Vizinho ouviu criança chorando e chamou o Conselho Tutelar; mulher já teve outros dois filhos recolhidos por maus tratos
Um menino de nove meses foi encontrado abandonado em casa após o vizinho ouvir choro da criança e chamar o Conselho Tutelar. O caso ocorreu em Dourados, a 233 km de Campo Grande. O menino foi encontrado no sábado, por volta de 17h30, mas só hoje (18) o episódio se tornou público.
De acordo com a ocorrência registrada na Polícia Civil pelo conselheiro tutelar Alisson Leonardo Dias, do Conselho Tutelar Centro, a criança foi encontrada suja e chorando em uma casa localizada na Sitioca Campina Verde, na margem da BR-163, saída para Caarapó.
O morador relatou ao conselheiro que a mãe da criança, identificada como Ana Cristina Rosa Arguelho, 29, tinha saído de casa na noite de sexta-feira (15) e não retornou. No dia seguinte, ele ouviu a criança chorando e acionou o Conselho Tutelar.
Na casa, onde o menino estava sozinho, foi encontrada uma bolsa com isqueiros, seringas e cachimbos usados para consumo de crack. A mãe da criança é dependente de drogas, segundo relatos apurados pelo Conselho Tutelar.
Outros dois filhos de Ana Cristina foram recolhidos por ordem judicial e levados para um abrigo na época em que ela morava em Ponta Porã. A mulher foi acusada de maus tratos contra os filhos.
Ao Campo Grande News, Alisson Dias informou que a mulher estaria no sétimo mês de gestação. O menino encontrado abandonado foi levado para o Lar Santa Rita, que abriga crianças abandonadas ou afastadas de pais e responsáveis por maus tratos.