Miranda comemora 245 anos de fundação neste domingo
O município é considerado um dos mais antigos de Mato Grosso do Sul e possui 25.536 mil habitantes
Miranda comemora 245 anos de fundação neste domingo (16). A cidade fica localizada a região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 208 quilômetros da Capital. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui 25.536 mil habitantes.
O município compartilha sua data de fundação com a data que foi ordenada a criação do presídio Nossa Senhora do Carmo do rio Mondego, pelo capitão-general das Capitanias de Mato Grosso e Cuiabá, Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Criado para não permitir a passagem dos espanhóis que ameaçavam a região. O presídio ficou pronto em 1797.
De acordo com a página da Câmara de Miranda, na época, o povoado crescia vagarosamente e em 1797, 40 casas de pau a pique e adobo já estavam construídas na rua principal da cidade, atual Rua do Carmo. O distrito de Miranda foi estabelecido pela Lei Provincial de 1835, pertencente ao Município de Corumbá, e recebeu o nome de Miranda, em homenagem ao governador da época de sua fundação. Em 1857, o irmão do fundador do presídio conseguiu com que o povoado fosse elevado à categoria de vila, desmembrado de Corumbá e constituído do Distrito Sede.
Rio Miranda - Segundo o Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso do Sul, o rio é conhecido como Mboteteí, palavra que significa rio sinuoso em guarani, um rio cheio de curvas. Teve seu nome trocado para Mondego por João Leme do Prado, que o explorou em 1776. Após a construção do presídio, às margens do rio, nomeado de Miranda, o rio teve seu nome alterado novamente.
Para comemorar o aniversário, a dupla Fred e Fabrício encerrará os dias de festança no Parque de Exposições da cidade. No parque também terá praça de alimentação, rodeio, cavalgada e parque de diversões para a criançada.