Moradores de assentamento recebem títulos de lotes após 20 anos de espera
Em Rio Brilhante, mil proprietários vão receber documento através de parceria entre município e Incra
Depois de 20 anos de espera, trabalhadores de assentamentos rurais do município de Rio Brilhante começaram a receber títulos como proprietários das áreas entregues na década de 90 pelo programa federal de reforma agrária.
As primeiras 26 escrituras foram entregues a famílias do Assentamento Taquara. Pelo menos mil assentados vão receber o documento em Rio Brilhante. Agora com títulos em mãos, essas primeiras famílias beneficiadas comemoram porque agora podem produzir tranquilamente em suas terras.
A entrega dos títulos foi feita pelo prefeito Lucas Foroni (MDB), pelo superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Augusto Pinedo, pelo chefe da Divisão do Desenvolvimento do Incra Edson Chaparro e pelo representante da Agraer Antonio de Castro.
A regularização dos lotes, que possibilitará acesso a crédito por parte dos agricultores, faz parte do programa Titula Brasil, criado pelo governo federal para titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União, em parceria com os municípios.
Segundo Lucas Foroni, Rio Brilhante é o primeiro município do Estado a iniciar a entrega dos títulos. “Desde 1998 existe o assentamento e várias pessoas já partiram sem receber o título. Graças à parceria com a Agraer, Incra, prefeitura e Câmara Municipal estamos cumprindo o papel de ajudar essas famílias”.