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Interior

Moradores de seis bairros reclamam de água suja saindo das torneiras em Corumbá

Parte da cidade estaria com problemas no fornecimento há aproximadamente dois meses

Ana Paula Chuva | 11/05/2022 12:39


Há aproximadamente dois meses moradores dos bairros Dom Bosco, Padre Ernesto Sassida, Centro, Universitário, Arthur Marinho e Popular Nova, em Corumbá, cidade a 428 quilômetros de Campo Grande, estão sendo abastecidos com água suja. Alguns, inclusive, relatam problemas de saúde.

Nas redes sociais, os relatos são diversos e segundo os moradores, por conta da situação, muitos têm comprado água mineral, principalmente para evitar que as crianças consumam a água de cor amarelada que vem saindo das torneiras.

Ao Campo Grande News, um morador do Bairro Padre Ernesto Sassida, que não quis se identificar, contou que chegou a pensar que o problema era na caixa d’água dele e comprou até um filtro para colocar na torneira.

“Eu limpei a caixa d’água, mas continuou vindo suja. Pensei então que pudesse ser de alguma limpeza de reservatório da Sanesul, mas ainda estava estranha a coloração da água. Acabei comprando um filtro para poder tomar água em casa”, disse o homem.

Assim como ele, Lauri Borges está passando por problemas com o fornecimento de água desde o final de abril. Segundo ela, o bairro onde mora passou por desabastecimento e desde quando voltou a ser fornecida, a água está com “cor amarelada”.

“Eu reclamei, porque faltou água e quando voltou, veio amarelada, mas desde aquele dia, não voltou ao normal mais a água. Eu tenho uma caixa d’água de 500 litros suja por conta dessa situação”, declarou Lauri.

Além deles dois, diversas pessoas registraram reclamações, inclusive, de problemas de saúde por conta da água suja, nas redes sociais. Os relatos são de dores no estômago, enjoos, vômitos e diarreias.

“Aqui em casa, todos passamos mal. A água está turva e com um gosto estranho”, diz um dos comentários. “Quase morro de tanta dor no estômago, diarreia e náuseas. Meu filho também sofreu com febre e dor no estômago”, relata outra moradora em rede social.

A reportagem entrou em contato com a concessionária de água Sanesul e foi informada que entre os meses de janeiro a abril deste ano foram feitas 316 coletas e análises de água tratada em Corumbá, e menos de 1% apresentou resultados de cor ou turbidez foram dos padrões determinados pela Vigilância Sanitária.

Além disso, entre janeiro e maio, a empresa teve 19 ocorrências registradas de clientes sobre turbidez de água e todas foram devidamente verificadas. A concessionária ainda explica que no mesmo período houve execução de 300 serviços e reparos da rede de distribuição de água em Corumbá.

"Esses reparos de rede de distribuição também são reflexos da grande demanda de obras em andamento no município, contratadas na esfera municipal, estadual e federal, para drenagem pluvial, esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica com rebaixamento de vias, onde a rede de distribuição de água existente, apesar de marcado por mapeamento e sondagens in loco quando necessário, acaba sendo rompida devido ao maquinário em movimentação no solo e as perfurações. Sempre que isso ocorre é possível, em consequência, a entrada de material vindo so solo. Por isso, após o conserto, a Sanesul faz as descargas de água para limpar a rede", diz nota da Sanesul.

No documento, enviado ao Campo Grande News, a concessionária ainda destaca que recentemente houve o rompimento de uma adutora que é responsável por enviar água para vários bairros, "que pode ter ocasionado o problema em alguns bairros. As reclamações direcionadas ao nosso Call Center estão sendo tratadas uma a uma, e a Sanesul tem tomado as medidas para sanar quaisquer problemas identificados nestes casos", finaliza a nota.

*Matéria editada às 15h para acréscimo de resposta.

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