Mortes de pessoas de 30 a 39 anos por covid aumentam 92% em Dourados
Portal do Registro Civil mostra que aumento só ocorreu em faixas de idade ainda sem vacina
As mortes de pessoas em decorrência da covid-19 aumentaram 92% na faixa de idade entre 30 e 39 anos no mês de abril em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul localizada a 233 km de Campo Grande.
As faixa etárias ainda sem receber a vacina foram as únicas com aumento de mortes no mês passado, segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real com números de nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos cartórios do País. O sistema é administrado pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais).
Segundo o levantamento, pessoas mais jovens e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus foram as únicas faixas etárias que registraram crescimento percentual no número de mortes em abril em relação à média no período da pandemia.
Segundo a Arpen-Brasil, o aumento de 92% na comparação com a média para a idade desde o início da pandemia aponta que a vacinação em massa da população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pela covid.
“Ainda aguardando o cronograma de vacinação para suas idades em Dourados, a população mais jovem viu crescer os números absolutos e percentuais de óbitos no último mês, mesmo quando comparados a março deste ano, e também em relação à média de mortes de sua faixa etária desde o início da pandemia”, afirma a associação.
Os dados do portal são cruzados com os informações históricas do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.
Foram três douradenses de 30 a 39 anos mortos pela doença em março e seis em abril. A faixa etária que vai dos 40 aos 49 anos teve aumento do número de óbitos de 71% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia.
Outra faixa etária que registrou crescimento foi a de pessoas entre 50 e 59 anos. As mortes aumentaram 33% em relação à média desde o começo da pandemia e passou de 11 em março para 22 em abril.
A população entre 60 e 69 anos teve aumento de mortes de 11% em relação à média desta idade no período e aumento de falecimentos menor em relação às demais idades, passando de 16 em março para 25 em abril.
Queda – Segundo a Arpen-Brasil, nas demais faixas etárias já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média – 17% na faixa entre 70 e 79 anos, 35% entre 80 e 89 anos, e 83% na população entre 90 e 99 anos.
Com mais duas mortes nas últimas 24 horas, o total de óbitos pela covid-19 em Dourados chegou hoje a 474. Foram 316 mortes do dia 1º de janeiro até hoje em Dourados. De março a dezembro do ano passado foram registradas 158 mortes na cidade.