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Interior

Mulher cai em golpe do falso gerente de banco e perde R$ 42 mil

As agências bancárias alertam que não fazem ligações pedindo dados pessoais, como por exemplo, senhas

Por Viviane Oliveira | 06/11/2024 08:09
Fachada da Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, onde o caso foi registrado (Foto: divulgação) 
Fachada da Delegacia de Polícia Civil de Aparecida do Taboado, onde o caso foi registrado (Foto: divulgação)

Mulher de 59 anos caiu no golpe do falso gerente de banco e perdeu R$ 42 mil. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira, em Aparecida do Taboado, distante 458 quilômetros de Campo Grande. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alerta que os bancos podem entrar em contato com os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações nestes contatos.

Conforme boletim de ocorrência, a vítima contou que estava no trabalho quando recebeu ligação telefônica da agência bancária, onde é correntista. Ela resolveu atender porque identificou o número. Do outro lado da linha, a pessoa se identificou como funcionário do banco informando que sua conta havia sido cadastrada em outro aparelho da marca iPhone e queria confirmar o procedimento.

A mulher negou e o falso funcionário informou que haviam feito dois empréstimos em sua conta, um de R$ 2,1 mil e outro de R$ 40 mil. Segundo ele, poderia minimizar a tela de seu celular para confirmar a referida informação. Ao fazer a consulta, a mulher confirmou que realmente havia uma quantia em torno de R$ 42 mil, sendo que anteriormente estava com saldo negativo de R$ 900.

Ela então foi convencida de que havia caído no golpe e, para reparar a situação, teria que estornar o valor transferido, via Pix, para conta em nome do gerente do banco. O falso funcionário forneceu a chave, a mulher fez a transferência e a ligação caiu. Após a transação, a vítima percebeu que havia sido enganada, porque tentava retornar para o número e ninguém atendia.

Os bancos, entidades ou autoridades policiais nunca pedem que clientes façam transações bancárias. Se receber este tipo de ligação, desligue a chamada e use outro telefone para entrar em contato com os canais oficiais da agência e confirmar a veracidade das informações; não clique em links ou sites indicados por terceiros, nem execute arquivos de mensagens suspeitas; nunca faça transferências solicitadas por terceiros.

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