No 1º dia, laboratório da UFGD recebe 53 amostras para teste de coronavírus
As 53 amostras são de funcionários de indústria da JBS e resultados serão divulgados nesta quarta-feira
Começou a funcionar para valer nesta terça-feira (26) o Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Instalado em área de 300 metros quadrados para dar suporte à saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus, o laboratório recebeu 53 amostras no primeiro dia, todas de funcionários da indústria da Seara/JBS em Dourados. A estrutura foi inaugurada no início de 2014 como laboratório multiuso da instituição.
De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, as amostras recebidas ficam em processamento por tempo de 5 a 6 horas antes de serem colocadas no aparelho que indica o resultado. Dessa forma, os resultados dos exames feitos hoje devem ficar prontos na manhã desta quarta-feira (27).
Segundo a UFGD, inicialmente o laboratório terá capacidade de fazer até 30 testes por dia, mas pode ampliar esse número para 50 em breve. A equipe é formada por duas farmacêuticas bioquímicas, um biomédico e quatro técnicos laboratoriais.
A parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a UFGD, além de maior celeridade aos resultados dos testes, desafoga o Lacen (Laboratório Central), em Campo Grande.