Onça-parda "invade" área urbana e bombeiros montam operação de resgate
Animal se escondeu em tapeçaria; operação de resgate conta com bombeiros e PMA
Corpo de Bombeiros e PMA (Polícia Militar Ambiental) montaram uma operação para resgatar uma onça-parda, que apareceu no início da manhã desta quarta-feira (9), pelas ruas de Bataguassu, cidade a 313 quilômetros de Campo Grande.
Um morador da Rua Padre Anchieta se assustou quando viu o animal nesta manhã. O bairro fica a poucas quadras da rodovia MS-276.
De acordo com os bombeiros, ela está bem camuflada e há pouco, se escondeu entre os móveis de uma tapeçaria. "Ela está bem camuflada e de difícil visualização", informou um dos militares que participa da operação nesta manhã.
Um avião dos bombeiros sai ainda nesta manhã de Campo Grande com destino a Bataguassu, com equipe de veterinários e biólogos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O objetivo é fazer a correta captura, como uso de arma com dardo.
Conforme a PMA, a onça-parda tem um território muito extenso, de até 140 quilômetros quadrados. Um dos motivos que ela pode ter acessado a área urbana é a busca por alimento e abrigo. "Por causa do desmatamento, para circular, ela tem que andar mais na busca de alimento e abrigo. Nessa busca, passa pelos perímetros urbanos", explica o tenente-coronel Ednilson Queiroz.
Queiroz ainda afirma que em casos como esse, é muito difícil um ataque. "Ela se esconde do ser humano e dificilmente ataca. Isso só pode acontecer se o animal se sentir acuado, tentar defender alimento ou filhote", pondera.
A onça-parda é um mamífero carnívoro, solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos (veados), mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. A presença de outros carnívoros influencia diretamente a escolha das presas e ambientes de caça.