Operação vai a fazendas em combate ao trabalho escravo no Pantanal
Equipes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica e Ministério Público do Trabalho, estão desde terça-feira (7) embrenhadas no Pantanal sul-mato-grossense em operação de combate ao trabalho escravo.
Ainda não há informações de onde é o local exato da operação, bem como o efetivo envolvido e resultados alcançados até o momento.
Consta que as equipes estão desde ontem no Pantanal, próximo de Corumbá, a 420 km de Campo Grande, para realizar buscas em fazendas. A previsão de retorno seja ainda nesta quarta-feira (8).
Outra ação – Em 28 de janeiro, sete trabalhadores foram retirados de uma fazenda em Bataguassu, distante 335 km de Campo Grande, após operação conjunta que constatou condição análoga à escravidão no dia nacional de luta contra a prática.
Na fazenda onde os trabalhadores foram encontrados, os agentes se depararam com um ambiente degradante, sem energia elétrica, que também abrigava galinhas, porcos, ratos e rações de animais.
Os trabalhadores alimentavam-se de animais silvestres, compartilhavam um vaso sanitário, bebiam água de uma lagoa com indícios de contaminação por esgoto, estavam em situação de vulnerabilidade, além de impedidos de saírem do local.